metropoles.com

Conselho do Congresso pede que Pacheco defenda liberdade de Assange

Conselho de Comunicação Social do Congresso recomendou que Rodrigo Pacheco defenda liberdade do jornalista Julian Assange, do Wikileaks

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David G Silvers/Cancillería del Ecuador
RUEDA_DE_PRENSA_CONJUNTA_ENTRE_CANCILLER_RICARDO_PATIÑO_Y_JULIAN_ASSANGE
1 de 1 RUEDA_DE_PRENSA_CONJUNTA_ENTRE_CANCILLER_RICARDO_PATIÑO_Y_JULIAN_ASSANGE - Foto: David G Silvers/Cancillería del Ecuador

Em sua primeira recomendação de 2023, o Conselho de Comunicação Social do Congresso aconselhou Rodrigo Pacheco (PSD-MG) a se manifestar a favor da liberdade do jornalista Julian Assange, fundador do Wikileaks.

Na recomendação, datada de 3 de novembro, o conselho pede que Pacheco interceda junto ao presidente Lula para que o governo brasileiro inicie uma negociação internacional pela soltura do jornalista.

Assange, que é australiano, está preso no Reino Unido desde 2019, quando perdeu o asilo político na Embaixada do Equador. Há possibilidade de ele ser extraditado aos Estados Unidos, onde deve ser julgado por espionagem.

“A extradição de Assange pelo Reino Unido e sua provável condenação nos Estados Unidos é um ataque frontal à liberdade de imprensa e constitui-se numa ameaça a todos os profissionais de comunicação”, diz o Conselho de Comunicação Social do Congresso.

Em seu terceiro mandato, Lula tem defendido publicamente a liberdade do jornalista australiano. O petista pediu a soltura de Assange, por exemplo, no discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro.

O que é o Conselho

O Conselho de Comunicação Social é um órgão do Congresso Nacional formado por representantes de empresas de comunicação, jornalistas, artistas, profissionais de cinema e vídeo, dentre outros.

Os membros do colegiado são eleitos em sessão conjunta do Congresso dentre nomes indicados por entidades representativas dos setores da comunicação social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?