Confraternização de Lula teve forró, militares e Campos Neto à vontade
Nas rodas de conversas, segundo relatos, presidente do Banco Central fez previsões otimistas para a economia brasileira em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
A confraternização de Natal promovida pelo presidente Lula nessa quinta-feira (21/12), na Granja do Torto, em Brasília, teve churrasco, banda de forró pé de serra e presenças como as dos comandantes das três Forças Armadas e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Segundo relatos, Campos Neto estava “muito à vontade” na festa, apesar das críticas das quais foi alvo por parte de Lula e de integrantes do governo ao longo do ano. O banqueiro circulou com desenvoltura em diferentes rodas de conversas. “Parecia que tinha sido indicado por nós”, disse um ministro do governo.
No diálogo com integrantes do governo, Campos Neto propagou otimismo para 2024. Em um deles, segundo relatos feitos à coluna, o presidente do Banco Central previu que o cenário macroeconômico está favorável ao Brasil, o que deve fazer os indicadores econômicos terem bom desempenho no próximo ano.
Na hora do jantar, o presidente do BC se sentou na mesma mesa do chanceler Mauro Vieira e do ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial da Presidência. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também estavam na mesa.
Haddad dança e Silvinho canta
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por sua vez, jantou em outra mesa. Ele estava acompanhado da esposa, Ana Estella Haddad, atual secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde. O casal foi protagonista na pista de dança, embalado pelo trio feminino de forró pé de serra que tocou na festa.
Outros dois ministros que fizeram sucesso na confraternização foram Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Margareth Menezes (Cultura). Os dois cantaram juntos a música de forró “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos, e foram aplaudidos pelos colegas ministros presentes.
Fotos com Lula e Janja
Lula e a primeira-dama Janja passaram a noite circulando pelas mesas e rodas de conversa. O petista fez questão de cumprimentar os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que estavam acompanhados das esposas. Os três se sentaram na mesma mesa que o ministro da Defesa, José Múcio.
Lula e Janja também tiraram diversas fotos. Ministros de partidos do Centrão, inclusive, fizeram questão de posar para fotos individuais com o casal presidencial. Entre eles, Celso Sabino (União Brasil), do Turismo; Jader Filho (MDB), de Cidades; André Fufuca (PP), do Esporte; além de Silvio Costa Filho.
Os únicos ausentes foram os ministros da Casa Civil, Rui Costa, cujo filho nasceu há poucos dias, e da Previdência, Carlos Lupi, que viajou à Arábia Saudita, para assistir à final do Mundial de Clubes entre Fluminense e Manchester City, nesta sexta-feira (22/12). Lupi é torcedor do Fluminense.
Lula e Janja ficaram até por volta das 23h na festa, que contou ainda com as presenças de presidentes de bancos públicos e estatais, como Itaipu Binacional. A comida foi churrasco, carnes fornecidas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. De sobremesa, foi servido sorvete de tapioca.