metropoles.com

Confaz autoriza estados a implantarem “Tax Free” para estrangeiros

Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou convênio que permite estados a implantarem “Tax Free” para turistas estrangeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FJZEA/Gety
Dolar americano
1 de 1 Dolar americano - Foto: FJZEA/Gety

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, em reunião nesta sexta-feira (29/9), um convênio que autoriza os estados a implantarem o chamado “Tax Free”.

O Tax Free consiste em devolver a turistas estrangeiros impostos que incidem sobre a compra de produtos no país. No caso dos estados, será a devolução do ICMS, um tributo estadual.

O convênio foi proposto pelo Rio de Janeiro e aprovado por unanimidade no Confaz. De imediato, quatro estados aderiram ao convênio: Ceará, Rio Grande do Norte, Minas, além do Rio de Janeiro.

A partir de agora, cada um desses estados terá de aprovar uma legislação própria disciplinando o procedimento do Tax Free. O operação deverá ser escolhido por meio de licitação.

Ministro do Turismo comemora

Procurado pela coluna, o ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou a decisão. “A aprovação pelo Confaz é um marco importante, que ajuda a trazer turistas e fazer justiça do conceito da tributação no destino”, disse.

Sabino ressaltou que o Tax Free é uma realidade em vários países da Europa e da América do Sul, como na Argentina, onde o ministro participa de uma feira internacional nesta sexta.

Pesquisa feita pela Fecomércio do Rio de Janeiro em março mostrou que a implantação do Tax Free aumentaria em R$ 2,1 bilhões os gastos de turistas no Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?