Como o governo Lula pretende comemorar o Dia da Consciência Negra
Governo Lula prepara um evento no interior de Alagoas para celebrar o feriado do Dia da Consciência Negra, no próximo 20 de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal prepara um grande evento na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares, em Alagoas, para celebrar o feriado do Dia da Consciência Negra, em novembro.
A cerimônia acontecerá um ano após o presidente Lula sancionar a lei que cria o feriado do “Dia da Consciência Negra” no país, a ser comemorado no dia 20 de novembro de cada ano.
O Ministério da Cultura e órgãos como a Fundação Palmares, vinculada à pasta, estão envolvidos na organização da cerimônia, que poderá ter a participação de Lula.
A presença do presidente, contudo, ainda não está certa, pois ele ainda tenta conciliar a agenda com a recepção que fará ao presidente da China, Xi Jinping, no período.
O presidente chinês estará no Brasil para a reunião da cúpula G20, que acontece nos dias 18 e 19 no Rio de Janeiro. Nesse período, Xi também será recebido por Lula em Brasília.
No evento, o governo pretende fazer anúncios sobre titularização de terras quilombolas. A cidade alagoana de União dos Palmares abriga o Quilombo de Palmares, recém-revitalizado pela gestão Lula.
Feriado Nacional
Lula sancionou, em 2023, a lei que torna 20 de novembro feriado nacional do Dia da Consciência Negra. A data, porém, já era considerada feriado em seis estados e em mais de mil cidades antes.
A data foi escolhida porque dia 20 de novembro remete à morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes negros do período Brasil Colônia.