metropoles.com

Como foi o encontro de Bolsonaro com rei Charles e príncipe William

Jair Bolsonaro participou da recepção promovida pelo rei Charles III a chefes de Estado que estão em Londres para o funeral da rainha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido/fergusburnett.com
Bolsonaro e charles
1 de 1 Bolsonaro e charles - Foto: Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido/fergusburnett.com

O presidente Jair Bolsonaro participou, neste domingo (18/9), no Palácio de Buckingham, em Londres, da recepção promovida pelo rei Charles III a chefes de Estado que viajaram ao Reino Unido para o funeral da rainha Elizabeth II.

Bolsonaro foi ao evento acompanhado apenas da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de um intérprete. Na recepção, foi cumprimentado não só pelo rei, mas pela rainha consorte Camilla Parker e pelo príncipe William.

A recepção ocorreu sem mesa posta para refeição. Todos os convidados ficaram de pé e foram servidos com comidas volantes. Os monarcas eram levados até os chefes de Estado por assessores, que sussurravam em seus ouvidos os nomes dos líderes.

Segundo fontes do governo brasileiro, o primeiro membro da realeza levado até Bolsonaro foi o príncipe William. O presidente prestou condolências. O herdeiro do trono agradeceu a presença do casal brasileiro, dizendo que ela “significava muito” para a família real.

Em seguida, quem cumprimentou Bolsonaro foi a rainha consorte. Fontes do Itamaraty dizem que Camilla Parker agradeceu a presença do presidente, lembrou que esteve no Brasil em 2009 e disse que gostaria de voltar ao país.

O rei Charles III foi terceiro a ser levado até Bolsonaro. Em rápida conversa, segundo relatos, o monarca lembrou do encontro entre os dois em 2019, em Tóquio, no Japão, quando conversaram principalmente sobre meio ambiente.

Charles III teria afirmado que a pandemia da Covid-19 impediu que as conversas com Bolsonaro tivessem prosseguimento. Ele disse, porém, ter interesse no Brasil e em retomar o diálogo com o governo brasileiro sobre pautas de interesse comum.

Outros chefes de Estado

Bolsonaro foi cumprimentado também por chefes de estados de outros países. Entre eles, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, e a rainha consorte da Holanda, Máxima Cerruti, que desejou sorte ao chefe do Planalto nas eleições.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?