Como Cláudio Castro comemorou sua absolvição pelo TRE do Rio
Governador do Rio, Cláudio Castro comemorou sua absolvição pelo TRE nessa quinta-feira ao lado de aliados e auxiliares na residência oficial
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), comemorou com auxiliares e aliados, na noite de quinta-feira (23/5), sua absolvição pelo TRE fluminense em ação que pedia a cassação de seu mandato.
A comemoração ocorreu no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador, e reuniu outros réus da ação. Entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União).
Bacellar assistiu à parte do julgamento ao lado do governador no Palácio de Laranajeiras. Após a absolvição por 4 votos a 3, os presentes brindaram a vitória com chope gelado, segundo relatos.
Cláudio Castro recebeu ligações até do PT
De acordo com auxiliares, Castro também recebeu diversas ligações de lideranças políticas e do judiciário o parabenizando pela vitória no julgamento do TRE fluminese.
Entre as figuras que ligaram para o governador estão parlamentares do PL e até do PT, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os deputados federais Altineu Côrtes (PL-RJ) e Whashington Quaquá (PT-RJ).
O governador, segundo aliados, recebeu telefonemas até de ministros de Cortes Superiores de Brasília, entre elas, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A ação julgada pelo TRE também tinha como alvo o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha. O vice, porém, não acompanhou o julgamento com Castro. Os dois estão rompidos desde 2023.
O governador, o vice, o presidente da Alerj e outros 10 réus eram acusados de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Todos foram absolvidos pelo TRE-RJ por 4 votos a 3.