metropoles.com

Como a disputa pela liderança do União Brasil pode atrapalhar Lula

Disputa pelo posto de líder do União Brasil na Câmara em 2025 opõe grupos mais próximo do governo Lula e mais oposicionista da bancada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula de lado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula de lado - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Marcada para o próximo dia 18 de dezembro, a disputa pelo posto de líder do União Brasil na Câmara em 2025 pode afetar diretamente o governo Lula.

Hoje, ao menos quatro deputados se colocam como pré-candidatos à liderança da sigla na Casa: Pedro Lucas (MA), Mendonça Filho (PE), Marangoni (SP) e Arthur Maia (BA).

4 imagens
Deputado federal Mendonça Filho
Deputado Arthur Maia (União-BA)
Deputado Marangoni (União-SP), relator do Minha Casa, Minha Vida
1 de 4

Deputado Pedro Lucas (União-MA)

Mario Agra / Câmara dos Deputados
2 de 4

Deputado federal Mendonça Filho

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
3 de 4

Deputado Arthur Maia (União-BA)

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Deputado Marangoni (União-SP), relator do Minha Casa, Minha Vida

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A disputa, porém, deve acabar se afunilando entre Pedro Lucas e Mendonça Filho. Segundo apurou a coluna, Marangoni deve desistir para apoiar o colega maranhense.

Pedro Lucas é o candidato apoiado pelo atual presidente do União Brasil, Antonio Rueda. O maranhense é visto como um parlamentar mais pragmático na relação com o governo.

Já Mendonça Filho sempre atuou como oposição ao PT. O parlamentar liderou o movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff na Câmara e assumiu o Ministério da Educação na gestão Temer.

A eventual eleição do deputado pernambucano como líder pode atrapalhar a relação do governo com o partido, sobretudo em votações importantes na Câmara.

O líder partidário, vale lembrar, é o responsável por falar em nome do partido durante as votações e acordos e por negociar os espaços e posições da legenda na Casa.

União Brasil e Elmar Nascimento

Hoje, o União Brasil tem três ministérios no governo Lula (Comunicações, Turismo e Integração Nacional) e costuma entregar mais de 50% dos votos a favor do governo na Casa.

O atual líder da legenda é o deputado Elmar Nascimento (BA). Opositor histórico do PT, ele mudou de postura e se aproximou do PT e de Lula após a eleição do petista.

Primeiro, Elmar mirou um ministério no governo. Mesmo vetado pelo PT da Bahia,ele  manteve a boa relação com petistas mirando a sucessão de Arthur Lira (PP-AL), na qual também acabou preterido.

Nesta semana, Elmar foi surpreendido por uma articulação de seus adversários internos no União, que articularam uma lista para impedir a reeleição de líderes na legenda.

Percebendo que poderia sair derrotado, o próprio Elmar se antecipou e convocou uma reunião com os liderados para avisar que não pretendia tentar um novo mandato como líder.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?