metropoles.com

Comissão de Ética cobra ex-ministros de Bolsonaro por reunião golpista

Comissão de Ética da Presidência decidiu cobrar explicações de ex-ministros de Bolsonaro sobre reunião em que discutiram “dinâmica golpista”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Moraes quebra sigilo de reunião de Bolsonaro e ministros; veja íntegra
1 de 1 Moraes quebra sigilo de reunião de Bolsonaro e ministros; veja íntegra - Foto: Reprodução

A Comissão de Ética da Presidência decidiu nesta terça-feira (20/2), por unanimidade, cobrar explicações de ex-ministros do governo Bolsonaro sobre uma reunião em 2022 na qual, segundo a Polícia Federal, o ex-presidente e auxiliares discutiram uma “dinâmica golpista”.

No encontro, que ocorreu em 5 de julho e foi gravado, Bolsonaro convocou seus ministros a agirem antes das eleições presidenciais daquele ano. “Se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha”, disse o então presidente da República.

Segundo a decisão da Comissão de Ética, serão instaurados procedimentos preliminares para cobrar esclarecimentos inicialmente apenas dos ex-ministros de Bolsonaro que discursaram na fatídica reunião. A depender das explicações, o colegiado abrirá processos de apuração ética.

Entre os ex-ministros de Bolsonaro que terão de prestar esclarecimentos à Comissão de Ética da Presidência estão os generais da reserva Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), além de Anderson Torres (Justiça), Bruno Bianco (AGU) e Wagner Rosário (CGU).

O vídeo da reunião foi apreendido pela Polícia Federal em um computador do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O sigilo sobre o material foi levantado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em 9 de fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?