Comissão de Inteligência pede fim do sigilo de relatórios da Abin sobre 8/1
Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso aprovou pedido para Abin retirar sigilo de relatórios do 8 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional pedirá à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que derrube o sigilo dos relatórios sobre as invasões do 8 de janeiro.
A decisão foi aprovada na primeira reunião do colegiado, nesta terça-feira (2/5). O encontro foi fechado apenas aos deputados e senadores que integram a comisssão mista, sem cobertura da imprensa.
Integrantes do colegiado relataram à coluna que o requerimento pedindo o fim do sigilo foi aprovado de forma consensual, devido à gravidade das informações contidas nos relatórios.
Segundo parlamentares membros da comissão, os relatórios dão detalhes sobre quais as informações os membros do governo tinham antes das invasões de 8 de janeiro e que autoridades as receberam.
Convites a ministros
Alinda na sessão desta terça, a comissão também aprovou convite para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ser ouvido pelo colegiado em sessão privada. A oitiva de Rui Costa está previstra para 17 de maio.
Outro convidado será o indicado por Lula para chefiar a Abin, Luiz Fernando Corrêa. A data da audiência, porém, só será marcada após sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado, prevista para quinta-feira (4/5).