metropoles.com

Comissão de Inteligência pede fim do sigilo de relatórios da Abin sobre 8/1

Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso aprovou pedido para Abin retirar sigilo de relatórios do 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Invasão 9
1 de 1 Invasão 9 - Foto: null

Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional pedirá à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que derrube o sigilo dos relatórios sobre as invasões do 8 de janeiro.

A decisão foi aprovada na primeira reunião do colegiado, nesta terça-feira (2/5). O encontro foi fechado apenas aos deputados e senadores que integram a comisssão mista, sem cobertura da imprensa.

Integrantes do colegiado relataram à coluna que o requerimento pedindo o fim do sigilo foi aprovado de forma consensual, devido à gravidade das informações contidas nos relatórios.

Segundo parlamentares membros da comissão, os relatórios dão detalhes sobre quais as informações os membros do governo tinham antes das invasões de 8 de janeiro e que autoridades as receberam.

Convites a ministros

Alinda na sessão desta terça, a comissão também aprovou convite para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ser ouvido pelo colegiado em sessão privada. A oitiva de Rui Costa está previstra para 17 de maio.

Outro convidado será o indicado por Lula para chefiar a Abin, Luiz Fernando Corrêa. A data da audiência, porém, só será marcada após sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado, prevista para quinta-feira (4/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?