Por pacificação, comandante do Exército faz peregrinação por quartéis
Desde que assumiu cargo, em janeiro, comandante do Exército já visitou quartéis em 13 estados, que contemplam as cinco regiões do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Escolhido por Lula, o atual comandante do Exército, general Tomás Paiva, tem dedicado boa parte de sua agenda a viajar pelo Brasil para visitar quartéis nos estados.
Desde que assumiu o posto, no fim de janeiro, Tomás Paiva já visitou unidades do Exército em ao menos 13 estados brasileiros, segundo dados da própria Força.
As viagens do atual comandante do Exército já contemplaram quartéis nas cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste (veja abaixo a lista dos estados).
- Amapá
- Amazonas
- Ceará
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- São Paulo
Tensão entre Lula e militares
A peregrinação de Tomás Paiva tem sido vista por integrantes do Alto Comando do Exército como uma tentativa do general de diminuir a tensão política que tomou conta dos quartéis desde as eleições de 2022.
Não é segredo para ninguém que grande parte dos militares demonstrava clara preferência política por Jair Bolsonaro e resistência a Lula, que acabou vencendo as eleições.
A relação entre o petista e os militares acabou ainda mais desgastada após o Exército ser complacente com os acampamentos golpistas formados na frente de quartéis, após a derrota de Bolsonaro.
O relacionamento azedou de vez no 8 de Janeiro, quando milhares de pessoas invadiram as sedes dos Três Poderes, em meio a denúncias de que os militares relutaram em conter os golpistas.