metropoles.com

Comandante do Exército entra em campo para evitar PEC que acaba com GLO

Comandante do Exército, general Tomás Paiva se reuniu nesta quinta-feira (16/3) com deputados do PT autores de uma PEC que acaba com a GLO

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Delação Comandante-geral das Forças Armadas General Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército - Metrópoles
1 de 1 Delação Comandante-geral das Forças Armadas General Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, entrou em campo para tentar brecar a articulação de deputados do PT que tentam acabar com as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Nesta quinta-feira (16/3), o militar e se reuniu em Brasília com os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Alencar Santana (PT-SP), autores de uma PEC que acaba com a GLO e altera o artigo 142º da Constituição Federal.

Na conversa, segundo apurou a coluna, o comandante expôs aos parlamentares a posição contrária do Exército em relação à proposta de acabar com as operações de Garantia da Lei e da Ordem.

A GLO é uma operação de policiamento realizada pelas Forças Armadas de forma provisória, a pedido do chefe de um dos Três Poderes, até o restabelecimento da normalidade da lei e da ordem pública.

Tomás Paiva ponderou aos deputados petistas que as GLOs não têm nada a ver com golpismo e que são usadas em momentos críticos de descontrole das polícias militares.

Os deputados contemporizaram e sugeriram que, em substituição à GLO, o governo pode criar uma Força Nacional de Intervenção, composta por policiais especializados, a ser acionada nos momentos de desordem.

Despolitização das Forças

Ainda na conversa com os deputados do PT, Tomás Paiva ressaltou ser favorável ao artigo da PEC que obriga militares a irem para a reserva, caso assumam algum cargo ou função no poder público.

Sobre esse tema, porém, o próprio Ministério da Defesa elaborou outra PEC. A proposta, segundo apurou a coluna, foi enviada na terça-feira (14/3) para o Palácio do Planalto.

À coluna, o Exército confirmou oficialmente a reunião do comandante com os deputados do PT, mas não deu detalhes. Informou apenas que o encontro serviu para “tratar de assuntos de interesse da Força”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?