Com três ministérios de Lula, MDB atribui baixo desemprego a Temer
Com três ministérios no governo Lula, presidente do MDB diz que desemprego baixo atualmente deve-se à reforma trabalhista da gestão Temer
atualizado
Compartilhar notícia
Embora o partido tenha três ministérios no governo Lula, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, comemorou o “recorde positivo de desemprego” parabenizando outro presidente da República: Michel Temer (MDB).
Baleia, que também é deputado federal, foi ao X afirmar que o motivo para o número de desempregados no Brasil estar baixo seria a reforma trabalhista, proposta e aprovada durante o governo Temer, entre 2016 e 2018.
Para isso, o presidente do MDB mencionou editorial do jornal O Globo de junho de 2024 apontando que, segundo “economistas”, a queda do desemprego no Brasil seria “reflexo da reforma trabalhista” do governo Temer.
“Esse resultado deve-se grande parte à reforma trabalhista proposta pelo governo do MDB, do presidente Michel Temer, e aprovada em 2017. A reforma deu segurança jurídica e modernizou a relação entre trabalhador e empregador”, escreveu Baleia.
O governo Temer é constantemente criticado por petistas e pelo próprio presidente Lula, sendo a reforma trabalhista um dos principais alvos das críticas de lideranças da esquerda.
Mesmo assim, o MDB apoiou Lula no segundo turno das eleições de 2022 contra Jair Bolsonaro. Com isso, indicou como ministros Simone Tebet (Planejamento), Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades).