metropoles.com

Com disputa de blocos, PL vira “fiel da balança” na sucessão de Lira

Lideranças do PL de Jair Bolsonaro avaliam que blocos terão de negociar com a sigla apoio para sucessão de Arthur Lira no comando da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lira Bolsonaro
1 de 1 Lira Bolsonaro - Foto: Reprodução

A decisão do PL de não participar de nenhum dos dois “blocões” da Câmara foi estratégica, segundo caciques da sigla. O cálculo de lideranças do partido é de que, ao não integrar nenhum dos grupos, a legenda se torna o principal “fiel da balança” para sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa em 2025.

Na avaliação de líderes do PL, qualquer um dos blocos que deseje emplacar o próximo presidente da Câmara terá de sentar e fazer concessões à legenda de Jair Bolsonaro para tentar garantir maioria e vencer a eleição interna. A sigla tem hoje a maior bancada da Casa, com 99 deputados.

Mesmo sozinho, o PL é hoje a terceira maior força da Câmara, atrás apenas dos dois “blocões”. O bloco articulado por Arthur Lira tem 173 deputados, enquanto o grupo liderado por PSD, MDB e Republicanos tem 142 integrantes. Assim, o PL fortaleceria consideravelmente qualquer um dos blocos que lance candidatos.

Além de garantir espaços na Casa, a formação dos blocos já sinaliza uma possível disputa pela presidência da Câmara. Lira quer emplacar como seu sucessor o atual líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). Do outro lado, o principal nome seria o do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).

Na quarta-feira (12/4), Lira conseguiu formalizar seu bloco, que conta com: PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PSB e PDT. Um total de 173 deputados. O outro bloco é formado por MDB, PSD, Podemos, Republicanos e PSC e tem 142 deputados.

PT à margem da disputa

Nesse cenário, há ainda federação PT-PCdoB-PV. Com 81 deputados, o grupo também será um importante fiel da balança na votação. Por ora, no entanto, os petistas preferem ficar à margem da disputa entre os blocões, para não atrapalhar as articulações do governo Lula, que já tem uma fragilizada base na Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?