Com Bolsonaro na mira, aliado quer jogar holofotes em presentes de Lula
Deputado aliado de Jair Bolsonaro apresentou pedido de audiência pública na Câmara para tratar dos presentes recebidos por Lula e Dilma
atualizado
Compartilhar notícia
Com Jair Bolsonaro na linha de tiro, o deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) quer transferir os holofotes para os presentes recebidos por Lula e Dilma Rousseff durante seus mandatos anteriores na Presidência.
Em meio às revelações de que Bolsonaro incorporou a seu acervo pessoal joias que ganhou de autoridades sauditas, Jordy propôs audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara sobre o arquivo dos petistas.
No pedido, Jordy lembra que Lula incorporou 559 presentes ao seu acervo privado. Dilma, por sua vez, incorporou 144 itens, de acordo com dados do TCU apresentados pelo parlamentar bolsonarista.
“Foi constatado que o TCU solicitou a devolução dos itens, mas não está claro se já foram devolvidos ou pagos pela ex-presidente na sua totalidade”, justifica Jordy.
O parlamentar também apresentou requerimento na comissão cobrando informações do TCU sobre os presentes. A Corte, no entanto, já comunicou que Lula e Dilma devolveram boa parte dos presentes.
Esperança bolsonarista
A comissão de Fiscalização Financeira e Controle é uma das esperanças dos bolsonaristas para pressionar o governo Lula. O colegiado tem como presidente a deputada Bia Kicis (PL-DF), aliada de primeira hora de Bolsonaro.