metropoles.com

Com ameaça de Lira, Lula manda liberar cargos e já cogita reforma ministerial

Após pressão de Arthur Lira, Lula mandou ministros acelerarem liberação de cargos no 2º e 3º escalões e já cogita reforma ministerial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula discursa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul no Palácio do Itamaraty 2
1 de 1 Presidente Lula discursa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul no Palácio do Itamaraty 2 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após as recentes derrotas e ameaças ao governo impostas por Arthur Lira (PP-AL) e pelo Centrão, o presidente Lula mandou seus ministros acelerarem a liberação de cargos no segundo e terceiro escalões.

O petista, segundo apurou a coluna, também já cogita fazer uma reforma ministerial para entregar ministérios a siglas como Republicanos e PP, que não estão no governo hoje, e redistribuir as pastas do União Brasil.

Desde o final da manhã, integrantes da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais montaram uma verdadeira operação de guerra para acelerar as nomeações de apadrinhados de parlamentares.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, a ordem de Lula foi para “exonerar e nomear” quem for preciso em cargos no segundo e terceiro escalões, para contemplar deputados que se comprometerem a votar com o governo.

A ordem foi dada por Lula durante reunião do petista com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) pela manhã, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Durante a reunião, como noticiou a coluna, o presidente da República ligou para Lira. A previsão é de que os dois tenham um encontro presencial a sós ainda nesta quarta para continuar as negociações.

Reforma ministerial

Ministros do governo disseram à coluna que Lula também já cogita atender o pedido de Lira e ceder ministérios ao Republicanos, PP e União Brasil da Câmara, tendo o presidente da Casa como fiador dos acordos.

Embora o União já tenha três ministérios (Turismo, Comunicações e Integração Nacional), deputados da sigla dizem que as pastas contemplam apenas o senador Davi Alcolumbre, e não a bancada da Câmara.

Como o Metrópoles noticiou há pouco, para aprovar a MP da reestruturação ministerial e facilitar a vida do governo na Câmara, Lira cobrou de Lula o comando de quatro ministérios.

Com as sinalizações de que o presidente da República vai ceder, Lira e líderes do Centrão prometem aprovar a MP dos ministérios como uma “última chance” ao governo.

A MP seria votada na noite de terça-feira (30/5). Diante de ameaças de desfiguração da proposta, o próprio líder do governo pediu para adiar a votação da matéria. Lira, então, remarcou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?