Com a máquina na mão, quatro prefeitos de capitais não se reelegem
Prefeito de ao menos quatro capitais brasileiras perderam a eleição já no primeiro turno em 2024 e não conseguiram se reeleger
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com a “máquina na mão”, prefeitos de ao menos quatro capitais brasileiras foram derrotados já no primeiro turno e não conseguiram se reeleger nas eleições municipais de 2024.
Em Belém, o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) teve apenas 9,78% dos votos e ficou de fora do segundo turno, que será disputado entre Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (MDB).
Edmilson ficou em terceiro lugar na disputa. Com a derrota do atual prefeito da capital paraense, o PSOL perdeu a única capital brasileira que comandava atualmente.
Na avaliação de aliados, Edmilson perdeu devido ao desgaste de sua gestão, motivado por problemas de lixo e na área da saúde. O psolista também não conseguiu se articular politicamente.
A insatisfação generalizada da população da cidade começou em junho de 2023, com uma crise na coleta de lixo. A capital do Pará enfrenta, até agora, problemas de coleta e destinação dos resíduos.
A rejeição das pesquisas fez com que o presidente Lula deixasse de colocar sua digital na campanha de Edmilson. O chefe do Palácio do Planalto não foi até Belém e gravou vídeos discretos para o candidato do PSOL.
Prefeito de Goiânia também não se reelegeu
Outra capital onde o prefeito não conseguiu se reeleger foi Goiânia. Atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade) ficou na quinta posição, ao obter apenas 3,14% dos votos.
Na capital goiana, o segundo turno será disputado entre Fred Rodrigues (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, e Sandro Mabel (União Brasil), candidato apoiado pelo governador Ronaldo Caiado.
Jose Sarto entra pra história
Em Fortaleza, o atual prefeito, José Sarto (PDT), se tornou o primeiro da história da cidade a não conseguir se reeleger, desde que a reeleição foi instituída no país, em 1998.
O pedetista, que era apoiado por Ciro Gomes, ficou em 3º lugar na disputa, com 11,75% dos votos válidos. Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno agora.
A quarta capital onde o prefeito não se reelegeu foi Teresina. Na capital piauiense, o atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), acabou a disputa em terceiro lugar. O vencedor da eleição foi Silvio Mendes (União), eleito no primeiro turno.