Ciro Nogueira na Casa Civil reduz ainda mais influência de Alcolumbre
Ex-presidente do Senado vem experimentando afastamento do Planalto desde a entrada de Flávia Arruda no governo
atualizado
Compartilhar notícia
A ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a chefia da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro reduzirá ainda mais a influência de Davi Alcolumbre (DEM-AP) na articulação política com os demais integrantes do Senado.
Mesmo após deixar a presidência da Casa, em 2021, Alcolumbre manteve alguma influência junto ao Palácio do Planalto para ajudar senadores a conseguirem cargos e a liberarem emendas parlamentares.
Esse poder, porém, começou a ser reduzido em março, com a nomeação da deputada Flávia Arruda (PL-DF) para a Secretaria de Governo, pasta diretamente responsável pela articulação política do Planalto.
Com a chegada de um senador da estatura política de Ciro à Casa Civil, a avaliação no Planalto é de que o novo ministro concentrará toda a articulação junto ao Senado, esvaziando de vez a influência de Alcolumbre.
Como a coluna vem mostrando, o ex-presidente do Senado tem entrado em rota de colisão com o Planalto. Ele lidera, na Casa, movimento contrário à indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal.