metropoles.com

Chapa pura: Ramagem poderá ter vice mulher do próprio PL

Na avaliação do PL, chapa pura de Ramagem com vice mulher ajudaria sigla cumprir cota de 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Imagem colorida da entrevista com o deputado federal do PL e ex-diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem no estúdio do Portal Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da entrevista com o deputado federal do PL e ex-diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem no estúdio do Portal Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Pré-candidato do bolsonarismo a prefeito do Rio de Janeiro, o deputado federal Alexandre Ramagem poderá ter como vice uma mulher filiada a seu próprio partido, o PL.

Nos últimos dias, dirigentes da legenda no estado passaram a defender que o melhor caminho para o parlamentar seria uma “chapa pura” com uma mulher de vice.

Nos bastidores, lideranças da sigla citam o nome da deputada estadual de primeiro mandato Índia Armelau (PL) como uma das opções para a vice de Ramagem.

O cálculo no PL é de que uma chapa pura com uma vice mulher ajudaria a sigla a cumprir a regra que obriga os partidos a destinarem no mínimo 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas.

Por ter a maior bancada na Câmara dos Deputados, o PL terá direito à maior fatia do fundo. Segundo dados do TSE, o fundo eleitoral do partido este ano será de R$ 886,8 milhões.

PL faz consulta ao TSE

Na quinta-feira (11/7), o PL fez uma consulta ao TSE para saber se um partido pode contabilizar na cota dos 30% repasses para uma candidata a vice-prefeita de outra legenda cujo cabeça de chapa seja da sigla detentora do fundo.

Caso o TSE responda que “não”, lideranças do PL avaliam que a ideia de uma “chapa pura” para Ramagem com uma vice mulher do próprio partido ganhará ainda mais força.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?