metropoles.com

Chanceler manda embaixador do Brasil no Equador interromper férias

Mesmo em meio à escalada da crise, embaixador do Brasil no Equador tinha resolvido seguir de férias, o que gerou críticas no Itamaraty

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Pompeu Andreucci Neto
1 de 1 Pompeu Andreucci Neto - Foto: Divulgação

Em meio à escalada da violência no Equador, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, instruiu o embaixador do Brasil em Quito, Pompeu Andreucci Neto, a interromper as férias e retornar ao trabalho.

A instrução — considerada, na prática, como uma ordem do chanceler — foi dada nesta quinta-feira (11/1), após Pompeu não paralisar as férias por conta própria, mesmo em meio à escalada da crise no país vizinho.

A postura do diplomata foi alvo de críticas no Itamaraty. A avaliação é de que ele deveria ter tomado a iniciativa de voltar ao trabalho imediatamente, como a maioria dos embaixadores costuma fazer.

Integrantes do Itamaraty lembram, por exemplo, que os embaixadores brasileiros em Israel e na Palestina estavam em férias quando começou o conflito na região, mas retornaram a seus postos imediatamente.

Embaixador acumula polêmicas

Chefe do cerimonial do governo Michel Temer, Pompeu foi indicado para a embaixada brasileira no Equador pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021. O diplomata acumula um histórico de polêmicas.

Quando era embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu chegou a responder a uma sindicância por assédio moral e por orientar subordinados a mentir em expediente oficial.

Para concluir a sindicância, o diplomata precisou assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a mudar o seu comportamento.

Crise no Equador

O Equador entrou em uma crise de violência após fuga de Adolfo Macías, líder da gangue criminosa Los Choneros, uma das mais poderosas e periogosas daquele país.

Ele desapareceu no domingo (7/1), quando deveria ser transferido a uma instalação de segurança máxima. O governo reagiu com medidas duras, gerando resposta de facções.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?