metropoles.com

Chanceler brasileiro se reúne com ministro do STF que criticou Rússia

Ministro Carlos França terá reunião com o novo presidente do TSE, Edson Fachin, para debater as eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC
Carlos França
1 de 1 Carlos França - Foto: EBC

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, se reúne nesta quinta-feira (3/3), em Brasília, com um dos atuais alvos do presidente Jair Bolsonaro no Poder Judiciário.

Está marcado para as 19h30 um encontro do chanceler brasileiro com o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A reunião estava prevista inicialmente para acontecer na última sexta-feira (25/2), véspera do feriado de Carnaval, mas acabou adiada para esta quinta.

Na pauta, está um dos assuntos sensíveis a Bolsonaro: as eleições deste ano. A assessoria do magistrado informou à coluna que França e Fachin tratarão de missões de observação internacional e a votação de brasileiros no exterior.

O encontro ocorrerá após o chefe do Palácio do Planalto não comparecer à posse de Fachin e de Alexandre de Moraes, outro alvo de críticas de Bolsonaro, como presidente e vice-presidente do TSE.

O presidente da República se ausentou mesmo após Fachin e Moraes irem pessoalmente ao Palácio do Planalto convidar o chefe do Executivo para cerimônia. O governo acabou representado por Hamilton Mourão.

Enquanto Bolsonaro estava em Moscou, Fachin deu entrevista criticando países “como a Rússia” que “têm relutado em sancionar cibercriminosos que buscam destruir a reputação da Justiça Eleitoral e aniquilar com a democracia”.

A fala irritou o presidente brasileiro, que chamou a declaração de “lamentável”. “É triste e é constrangedor para mim receber acusação como se a Rússia se comportasse como um país terrorista digital”, reagiu Bolsonaro.

O chefe do Executivo brasileiro, por sua vez, tem irritado ministros do STF e da Justiça Eleitoral ao levantar suspeitas sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?