metropoles.com

CGU estranha Bolsonaro ter emitido vários certificados de vacinação

Na visão de membros da CGU, Bolsonaro baixou vários certificados para ver se informações sobre sua vacinação foram apagadas do sistema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida mostra o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro, um homem branco, com cabelos grisalhos e olhos esverdeados. Ele veste um terno preto e uma camisa branca, sem gravata - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro, um homem branco, com cabelos grisalhos e olhos esverdeados. Ele veste um terno preto e uma camisa branca, sem gravata - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A emissão de quatro certificados de vacinação falsos do ex-presidente Jair Bolsonaro no aplicativo ConecteSUS chamou a atenção de integrantes da Controladoria-Geral da União (CGU).

Na avaliação de integrantes da cúpula do órgão, o único motivo para a quantidade de emissões seguidas seria  conferir se os dados sobre uma falsa vacinação de Bolsonaro teriam sido apagados do sistema do SUS.

Auditores da CGU ponderam que, para obter o certificado falso e usá-lo, Bolsonaro precisaria acessar o aplicativo apenas uma única vez e baixar o arquivo, sem necessidade de baixar novamente.

Os acessos

Como mostrou a coluna, o relatório da Polícia Federal mostrou que o usuário do ex-presidente baixou o certificado em quatro oportunidades: nos dias 22, 27 e 30 de dezembro de 2022 e 14 de março de 2023.

Nos dois primeiros certificados, constava que Bolsonaro havia tomado doses da vacina da Pfizer. Posteriormente, os dados foram alterados no sistema, deixando o presidente com uma dose única da marca Janssen.

Os registros das duas doses da Pfizer foram incluídos no ConecteSus no dia 21 de dezembro e apagados em 27 de dezembro. O da Jansen já havia sido registrado entre o primeiro e o segundo turno das eleições de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?