Centrão também quer diminuir poder de Marina em MP da reestruturação
Ideia de deputados do Centrão é reduzir poder da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)
atualizado
Compartilhar notícia
Parlamentares do Centrão querem diminuir o poder da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O cadastro é obrigatório e faz parte do processo de regularização ambiental do terreno. Sem ele, proprietários de terras ficam impossibilitados, por exemplo, de acessar linhas de crédito rural.
A ideia do Centrão é impor “gestão compartilhada” do CAR entre a pasta de Marina e o Ministério da Agricultura, comandado pelo ministro Carlos Fávaro, mais alinhado aos ruralistas.
Inicialmente, chegou-se a defender que a gestão do cadastro fosse transferida inteiramente para o Ministério da Agricultura. Entretanto, diante da resistência de ambientalistas, fortaleceu-se a ideia da gestão compartilhada.
Mudança via MP
A ideia é aprovar a mudança durante a votação da medida provisória (MP) da reestruturação ministerial. A proposta é relatada pelo líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL).
Na votação da MP, o Centrão também pretende transferir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a pasta da Agricultura.
Como noticiou a coluna, além do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, o Centrão quer esvaziar alguns poderes do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na votação da MP.