metropoles.com

Centrão quer esvaziar Casa Civil em MP da reestruturação ministerial

Parlamentares do Centrão dizem que expectativa é de que Casa Civil perca até 30% de suas atribuições durante votação da MP da reestruturação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Integrantes do Centrão elegeram a Casa Civil, comandada pelo petista Rui Costa, como alvo prioritário de alterações durante a votação da medida provisória (MP) que trata da reestruturação ministerial na Câmara.

Parlamentares do Centrão ouvidos pela coluna estimam que até 30% das atribuições da Casa Civil poderão ser retiradas da pasta e transferidas para ministérios comandados por partidos como MDB, PSD e União Brasil.

Uma das possíveis mudanças seria devolver o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o Ministério do Planejamento. A pasta é comandada por Simone Tebet (MDB), filiada à sigla do relator da MP, Isnaldo Bulhões.

Aliados de Arthur Lira (PP-AL) dizem que, devido aos trabalhos da comissão mista, Isnaldo só deve entregar seu relatório faltando poucos dias para a MP caducar, impedindo, assim, que o governo cosniga reverter as mudanças.

A medida provisória precisa ser votada na comissão mista e pelos plenários da Câmara e do Senado antes do dia 1º de junho. Se não for votada, toda a estrutura ministerial feita por Lula será desfeita.

Como mostrou a coluna, Rui Costa entrou na mira do Congresso. O ministro da Casa Civil é criticado por diversos deputados e senadores do Centrão, que reclamam, sobretudo, da demora nas nomeações de cargos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?