Centrão espera “spoiler” de reforma ministerial para votar pacote
Segundo lideranças do PT, um “spoiler” de Lula ao Centrão sobre a reforma ministerial ajudaria a destravar a votação do pacote fiscal
atualizado
Compartilhar notícia
Principal entrave na Câmara atualmente, o pacote de corte de gastos do governo federal dependeria hoje, para ser votado, de um “spoiler” de Lula sobre a reforma ministerial esperada para o início de 2025.
Segundo lideranças do PT ouvidas pela coluna, o imbróglio sobre as emendas parlamentares já estaria praticamente resolvido após a portaria do governo que regulamenta os pagamentos.
Petistas afirmam que o “spoiler” sobre a reforma resolveria a resistência final. A sinalização seria importante principalmente para partidos do chamado Centrão, que se consideram “sub-representados” na Esplanada.
Entre as legendas que reclamam por espaço no governo, nos bastidores, estaria o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e o Republicanos do candidato favorito ao comando da Casa, Hugo Motta (PB).
O “spoiler” de Lula, dizem lideranças petistas, serviria para indicar mais espaço para essas siglas. Hoje, o PP possui apenas o Ministério dos Esportes. Já o Republicanos tem o Ministério dos Portos e Aeroportos.
Petistas afirmam que Lula também pode indicar novos espaços para outras siglas, como o PSD. A sigla foi preterida na disputa pela presidência da Câmara e quer trocar o Ministério da Pesca por uma pasta mais robusta.