Candidatura de Weintraub pode “ajudar” Tarcísio em São Paulo
Os dois ex-ministros de Jair Bolsonaro são pré-candidatos ao governo paulista nas eleições deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Aliados de Tarcísio de Freitas (Republicanos) avaliam que a participação de Abraham Weintraub (Brasil 35) na disputa ao governo de São Paulo este ano poderá “ajudar” o ex-ministro da Infraestrutura.
O argumento é de que a candidatura de Weintraub, conhecido por falas polêmicas, ajudará a tirar de Tarcísio a pecha de candidato “extremista” que adversários tentam colar nele, por ser apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Para o entorno do ex-titular da Infraestrutura, Weintraub não tem chances de vencer a eleição, e os votos dele migrarão para o Tarcísio de qualquer forma no segundo turno.
O ex-ministro da Infraestrutura, como noticiou a coluna, tentará fugir, durante a campanha, das falas e dos assuntos polêmicos estimulados pelo atual presidente da República.
Tarcísio deixou claro a interlocutores e aliados que evitará falar sobre alguns dos temas favoritos de Bolsonaro, como a Ditadura Militar no Brasil, por exemplo.
O ex-ministro, segundo interlocutores, pretende reforçar seu “perfil técnico”. A avaliação é que, se cair em provocações de adversários sobre temas polêmicos, pode sair perdendo.
Nesse cenário, a avaliação do entorno de Tarcísio é de que a presença de Weintraub torna o ex-ministro da Educação como o candidato “radical” da disputa, aliviando a pressão sobre o ex-titular da Infraestrutura.