Candidatos na Câmara jogam a toalha sobre apoio de Lira
Outros candidatos à presidência da Câmara dão como certo que Arthur Lira (PP-AL) anunciará apoio a Elmar Nascimento (União-BA) na disputa
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos à presidência da Câmara já admitem, nos bastidores, que Arthur Lira (PP-AL) deve anunciar em breve o deputado Elmar Nascimento (União-BA) como seu candidato na disputa de 2025 pelo comando da Casa.
O principal motivo para os demais candidatos jogarem a toalha seria a necessidade de Lira fortalecer seu principal aliado na Câmara em meio à disputa com o Palácio do Planalto e o STF pelas emendas partidárias.
A avaliação é de que, ao apoiar Elmar, Lira dará uma sinalização forte que um dos favoritos para sucedê-lo no comando da Casa manterá a postura em defesa do maior controle orçamentário pelo Congresso.
Os demais postulantes ao comando da Casa, porém, avaliam que o apoio de Lira a Elmar não significa a vitória certa do atual líder do União Brasil na disputa, marcada para o início de fevereiro do próximo ano.
Hoje, uma série de lideranças partidárias tentam se viabilizar como candidatos à sucessão de Lira. Os nomes mais fortes, além de Elmar, são os de Antonio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Publicamente, o atual presidente da Câmara cita Elmar, Brito e Pereira como os principais candidatos, além de outros nomes como Hugo Motta (Republicanos-PB) e Dr.Luizinho (PP-RJ).
Lira diz que trabalha por um nome de consenso na Casa e tem prometido anunciar seu escolhido até o final de agosto. Para cumprir a promessa, ele teria de fazer o anúncio até o próximo sábado (31/8).