metropoles.com

Candidato de Lira na Câmara negocia a 1ª vice com PL de Bolsonaro

Candidato à sucessão de Arthur Lira, Elmar Nascimento ofereceu a 1ª vice-presidência da Câmara ao PL de Bolsonaro em troca do apoio da sigla

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Líder do União Brasil, Elmar Nascimento
1 de 1 Líder do União Brasil, Elmar Nascimento - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Apontado como candidato preferido de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) já negocia cargos na futura mesma diretora em troca de apoio na disputa.

Segundo apurou a coluna, Elmar sinalizou ao PL de Jair Bolsonaro com a possibilidade de dar a 1ª vice-presidência da Casa ao partido em troca do apoio da legenda a sua eleição.

A ideia do deputado do União Brasil seria repetir a dobradinha que Lira fez em sua primeira eleição a presidente da Câmara, em 2021, quando o PL emplacou  o então deputado Marcelo Ramos como 1º vice.

Elmar e a cúpula de seu partido têm se aproximado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O dirigente, inclusive, prestigiou a posse de Antonio Rueda na presidência do União Brasil, no dia 11 de junho.

O próprio Valdemar já avisou aos bolsonaristas da legenda, que gostariam de lançar um candidato próprio à sucessão de Lira, que o PL não repetirá na Câmara em 2025 o erro que cometeu no Senado em 2023.

Na ocasião, o PL lançou o senador Rogério Marinho (RN) para concorrer contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O partido acabou derrotado e ficou de fora da mesa diretora do Senado e do comando das comissões temáticas.

PL cobiçado na Câmara

Hoje, faltando cerca de 8 meses para a eleição do novo presidente da Câmara, em fevereiro de 2025, o PL é o partido mais cobiçado pelos candidatos na disputa. A sigla tem a maior bancada da Casa, com 96 deputados.

Pelas contas de parlamentares próximos aos principais candidatos à sucessão de Lira, quem conseguir o apoio da legenda terá grandes chances de vitória na disputa.

Nas contas de aliados de Elmar, o atual líder do União terá, além de seu próprio partido, o apoio do PP, do PSB e do PDT, além do PL. A votação, porém, é secreta, o que abre margem para traições.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?