Candidato de Lira na Câmara negocia a 1ª vice com PL de Bolsonaro
Candidato à sucessão de Arthur Lira, Elmar Nascimento ofereceu a 1ª vice-presidência da Câmara ao PL de Bolsonaro em troca do apoio da sigla
atualizado
Compartilhar notícia
Apontado como candidato preferido de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) já negocia cargos na futura mesma diretora em troca de apoio na disputa.
Segundo apurou a coluna, Elmar sinalizou ao PL de Jair Bolsonaro com a possibilidade de dar a 1ª vice-presidência da Casa ao partido em troca do apoio da legenda a sua eleição.
A ideia do deputado do União Brasil seria repetir a dobradinha que Lira fez em sua primeira eleição a presidente da Câmara, em 2021, quando o PL emplacou o então deputado Marcelo Ramos como 1º vice.
Elmar e a cúpula de seu partido têm se aproximado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O dirigente, inclusive, prestigiou a posse de Antonio Rueda na presidência do União Brasil, no dia 11 de junho.
O próprio Valdemar já avisou aos bolsonaristas da legenda, que gostariam de lançar um candidato próprio à sucessão de Lira, que o PL não repetirá na Câmara em 2025 o erro que cometeu no Senado em 2023.
Na ocasião, o PL lançou o senador Rogério Marinho (RN) para concorrer contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O partido acabou derrotado e ficou de fora da mesa diretora do Senado e do comando das comissões temáticas.
PL cobiçado na Câmara
Hoje, faltando cerca de 8 meses para a eleição do novo presidente da Câmara, em fevereiro de 2025, o PL é o partido mais cobiçado pelos candidatos na disputa. A sigla tem a maior bancada da Casa, com 96 deputados.
Pelas contas de parlamentares próximos aos principais candidatos à sucessão de Lira, quem conseguir o apoio da legenda terá grandes chances de vitória na disputa.
Nas contas de aliados de Elmar, o atual líder do União terá, além de seu próprio partido, o apoio do PP, do PSB e do PDT, além do PL. A votação, porém, é secreta, o que abre margem para traições.