Candidato à sucessão de Lira pede homenagem a deputada Amália Barros
Candidato à sucessão de Lira na Câmara, Marcos Pereira quer sessão para homenagear deputada bolsonarista Amália Barros, falecida no domingo
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) propôs uma sessão solene em homenagem à deputada bolsonarista Amália Barros (PL-MT), falecida no domingo (12/5).
O pedido para realizar a sessão foi protocolado por Pereira nesta segunda-feira (13/5), dia do sepultamento de Amália em Mogi Mirim (SP). O deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB) é co-autor do requerimento.
“Acreditamos que registrar sua história é valorizar as mulheres que lutam por direitos essenciais, que buscam fazer a diferença em pequenos gestos, mas à base de muito trabalho e de muito amor pelo que faz”, justifica Pereira, que é 1º vice-presidente da Câmara.
O pedido foi visto na Casa como um gesto de Pereira aos bolsonaristas em meio à disputa pela presidência da Câmara. Amália era vice-presidente do PL Mulher e amiga da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Quem era Amália Barros
Deputada federal de primeiro mandato, Amália Barros tinha 39 anos de idade e faleceu após complicações de uma cirurgia para fazer a retirada de um nódulo no pâncreas.
Ela foi eleita pelo Mato Grosso em 2022 com 70.294 votos. Na Câmara, passou pelas comissões da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; dos Direitos da Mulher; de Comunicação; e da Educação.