metropoles.com

Candidato à sucessão de Lira pede homenagem a deputada Amália Barros

Candidato à sucessão de Lira na Câmara, Marcos Pereira quer sessão para homenagear deputada bolsonarista Amália Barros, falecida no domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Câmara dos Deputados
Imagem colorida da deputada federal Amália Barros - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da deputada federal Amália Barros - Metrópoles - Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) propôs uma sessão solene em homenagem à deputada bolsonarista Amália Barros (PL-MT), falecida no domingo (12/5).

O pedido para realizar a sessão foi protocolado por Pereira nesta segunda-feira (13/5), dia do sepultamento de Amália em Mogi Mirim (SP). O deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB) é co-autor do requerimento.

“Acreditamos que registrar sua história é valorizar as mulheres que lutam por direitos essenciais, que buscam fazer a diferença em pequenos gestos, mas à base de muito trabalho e de muito amor pelo que faz”, justifica Pereira, que é 1º vice-presidente da Câmara.

O pedido foi visto na Casa como um gesto de Pereira aos bolsonaristas em meio à disputa pela presidência da Câmara. Amália era vice-presidente do PL Mulher e amiga da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Quem era Amália Barros

Deputada federal de primeiro mandato, Amália Barros tinha 39 anos de idade e faleceu após complicações de uma cirurgia para fazer a retirada de um nódulo no pâncreas.

Ela foi eleita pelo Mato Grosso em 2022 com 70.294 votos. Na Câmara, passou pelas comissões da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; dos Direitos da Mulher; de Comunicação; e da Educação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?