Campos Neto pediu encontro com Lula na véspera da reunião do Copom
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto pediu reunião com Lula na véspera da reunião do Copom de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se reúne com o presidente Lula na tarde desta quarta-feira (27/9) no Palácio do Planalto. O encontro foi pedido pelo banqueiro.
Segundo dois influentes ministros de Lula, Campos Neto fez o pedido oficial para a audiência na véspera da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), ocorrida na semana passada.
O encontro do Copom aconteceu na terça-feira (19/9) e quarta-feira (20/9). Ao final, o colegiado decidiu reduzir a taxa básica de juros (Selic) mais uma vez em 0,5 ponto, para 12,75% ao ano.
Tanto Lula quanto Campos Neto, no entanto, concordaram que seria mais adequado que a audiência entre eles ocorresse depois da reunião do Copom, para evitar especulações.
Haddad participou da articulação
A articulação para o encontro entre os dois contou com a participação direta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, principal interlocutor do presidente do Banco Central com o Planalto.
Haddad e Campos Neto almoçaram na quinta-feira (21/9), quando o chefe da equipe econômica sinalizou que Lula toparia receber o chefe da autoridade monetária nesta semana.
O ministro da Fazenda, aliás, deverá participar da reunião entre Lula e Campos Neto. Será o primeiro encontro dos dois desde que o petista tomou posse para o terceiro mandato, em janeiro.