metropoles.com

Câmara reforma gabinete maior para Lira usar após deixar presidência

Gabinete reformado pela Câmara para Arthur Lira usar após deixar o comando da Casa é mais espaçoso e está localizado no prédio principal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL) faz sinal com a mão - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL) faz sinal com a mão - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já se movimenta para garantir um gabinete confortável para despachar a partir de fevereiro de 2025, quando deixará o comando da Casa, após quatro anos de mandato.

Lira mandou reformar um gabinete no edifício principal da Câmara para recebê-lo. O espaço, que fica próximo à sala do colégio de líderes, já abrigou a liderança do governo no Congresso Nacional anteriormente.

3 imagens
Arthur Lira (PP-AL) escolheu o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu candidato na disputa pelo comando da Câmara em 2025
Arthur Lira anunciou na terça-feira (29/10) que Hugo Motta é seu candidato à presidência da Câmara
1 de 3

Arthur Lira já reforma gabinete para usar quando deixar a presidência da Câmara

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
2 de 3

Arthur Lira (PP-AL) escolheu o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu candidato na disputa pelo comando da Câmara em 2025

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
3 de 3

Arthur Lira anunciou na terça-feira (29/10) que Hugo Motta é seu candidato à presidência da Câmara

Gabriel Buss/Metrópoles

O novo gabinete em que Lira despachará é mais espaçoso e mais perto do plenário da Câmara que a maioria dos demais gabinetes dos deputados, localizados nos anexos III e IV da Casa.

O privilégio, porém, não será apenas de Lira. Outros ex-presidente da Câmara também têm gabinetes mais amplos no prédio principal da Casa. Entre eles, os deputados Aécio Neves (PSDB-MG) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

De acordo com um ato da mesa diretora da Câmara editado em 2006, ex-presidentes da Casa não participam de sorteio e são os primeiros na lista de preferência para a escolha dos gabinetes.

Nos últimos quatro anos, Lira teve a sua disposição o amplo gabinete da presidência da Câmara. Mesmo assim, o parlamentar alagoano manteve um gabinete pessoal no anexo IV da Casa.

Lira fica na Câmara?

Aliados de Lira avaliam que a reforma do novo gabinete é um sinal de que ele planeja ficar na Câmara pelos dois próximos anos, e não assumir um cargo no governo Lula. Em 2026, o alagoano planeja concorrer ao Senado.

A eleição para a presidência da Câmara ocorrerá no início de fevereiro, provavelmente no dia 3. Após um acordo com quase todos os partidos, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) deve ser eleito como sucessor de Lira.

A coluna procurou a Câmara oficialmente para saber o que foi feito na reforma do futuro novo gabinete  de Lira, mas a Casa não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?