metropoles.com

Câmara pode ouvir deputada americana que quer cancelar visto de Moraes

Deputado brasileiro quer ouvir na Câmara a parlamentar americana que pediu o cancelamento do visto do ministro do STF Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Alexandre de Moraes Câmara EUA
1 de 1 Alexandre de Moraes Câmara EUA - Foto: Reprodução

O deputado bolsonarista Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) quer ouvir na Câmara um dos parlamentares americanos que propôs o cancelamento do visto de Alexandre de Moraes e de outros ministros do STF.

Na quinta-feira (19/9), o congressista brasileiro apresentou um requerimento na Comissão de Relações Exteriores da Câmara convidando a deputada americana Maria Elvira Salazar para falar ao colegiado.

4 imagens
O ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes
1 de 4

Deputada Elvira Salazar mostra foto de Alexandre de Moraes durante audiência no Congresso dos EUA

Reprodução
2 de 4

O ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 4

Ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
4 de 4

O ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Como mostrou a coluna, Salazar e outros três congressistas americanos pediram formalmente ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que cancele os vistos de Moraes e outros ministros do Supremo.

Em outra ofensiva contra Moraes, Maria Elvira Salazar protocolou, em parceria com o deputado Darrell Issa, um projeto que proíbe entrada de qualquer autoridade estrangeira que promova censura contra cidadãos americanos.

Segundo os congressistas dos EUA, um dos motivos do projeto seria Moraes, que determinou a suspensão do “X” no Brasil. Para eles, a decisão do magistrado seria uma violação dos direitos do bilionário Elon Musk.

Outro convidado

Além de Maria Elvira Salazar, o deputado brasileiro, conhecido como “príncipe”, pediu para ouvir Chris Smith, presidente do Subcomitê de Direitos Humanos da Câmara dos Estados Unidos

Como mostrou a coluna Paulo Cappelli, Smith enviou à Organização dos Estados Americanos (OEA) um pedido de informações sobre denúncias de “censura”, “abusos de autoridade” e “violações em massa da liberdade de expressão” no Brasil.

Para que a deputada americana e o presidente do Subcomitê de Direitos Humanos sejam convidados a falar, o requerimento precisa ser aprovado pela Comissão da Relações Exteriores.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?