metropoles.com

Câmara dos Deputados deve votar homeschooling no início de maio

Parlamentares que acompanham o tema dizem que Arthur Lira (PP-AL) prometeu pautar o projeto em plenário na primeira semana de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Deputada Luisa Canziani
1 de 1 Deputada Luisa Canziani - Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados deve votar em plenário, no início de maio, o projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar no Brasil, também conhecido como homeschooling.

Parlamentares e lideranças partidárias que acompanham o tema informaram à coluna que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), prometeu pautar a proposta na primeira semana de maio..

O texto final que será votado ainda está em construção. A expectativa, porém, é manter boa parte do parecer apresentado pela relatora, deputada Luisa Canziani (PSD-PR), na comissão de Educação da Câmara.

O relatório da parlamentar paranaense não é o texto dos sonhos da base bolsonarista, na medida em que cria regras específicas para os pais que desejarem adotar o ensino domiciliar.

Parlamentares aliados ao presidente Jair Bolsonaro têm preferência pela proposta aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em junho de 2021.

Na ocasião, a presidente do colegiado, deputada Bia Kicis (PL-DF), votou um projeto que apenas retira a prática do ensino domiciliar do Código Penal, sem regulamentação.

Prioridade do novo ministro

A aprovação do homeschooling deverá ser o primeiro grande desafio do novo ministro da Educação, Victor Godoy. Em reunião com deputados no começo de abril, ele sinalizou que o ensino domiciliar seria sua prioridade.

Godoy assumiu o MEC oficialmente na última segunda-feira (18/4), mas já atuava como ministro interino desde a saída de Milton Ribeiro, envolvido no escândalo do lobby de pastores na pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?