metropoles.com

Câmara abrirá brecha para deputados não vacinados entrarem na Casa

Brecha constará no ato da Mesa Diretora que regulamentará as regras de acesso à Câmara na volta dos trabalhos presenciais, a partir de 25/10

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Agência Câmara
Arthur Lira_plenário_Câmara
1 de 1 Arthur Lira_plenário_Câmara - Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara

Embora o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tenha anunciado que exigirá a “carteira de vacinação” contra a Covid-19, a Mesa Diretora abrirá brecha para permitir que parlamentares não imunizados possam ingressar nas dependências da Casa.

A brecha constará no ato da Mesa que regulamentará as regras de acesso à Câmara na volta dos trabalhos presenciais, a partir de segunda-feira (25/10). O documento está em fase de coleta de assinaturas dos membros da Mesa e deve ser publicado nas próximas horas no Diário Oficial da Casa.

Segundo apurou a coluna com fontes da cúpula da Câmara, o ato vai estabelecer que, para entrar na sede do Legislativo, deputados terão de apresentar comprovante de vacinação completa ou algum exame que ateste imunidade contra o novo coronavírus.

A simples apresentação do teste, porém, não garante automaticamente o acesso. O exame será analisado pelo primeiro-secretário da Casa, o qual terá a palavra final para autorizar ou não a entrada. A regra não deverá agradar a maioria dos deputados bolsonaristas.

Até fevereiro de 2023, a Primeira Secretaria será comandada pelo deputado Luciano Bivar (PE). Atual presidente do PSL, o pernambucano é desafeto político da maioria dos bolsonaristas, que se elegeu pelo partido em 2018, mas rompeu com o dirigente após a saída do presidente Jair Bolsonaro da sigla, em 2019.

Em outras palavras, a entrada de deputados bolsonaristas não vacinados na Câmara estará nas mãos da um desafeto político deles. E o Bivar já prometeu ser rigoroso na análise. A interlocutores o atual primeiro-secretário da Câmara disse que tomará suas decisões com base na ciência.

Levantamento feito pelo Metrópoles revelou que ao menos seis deputados admitem não ter se vacinado contra a Covid-19 até agora. Outros três se recusaram a responder. Os nove são apoiadores de Bolsonaro, que não perde a oportunidade de dizer que não se imunizou nem pretende.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?