metropoles.com

Governo descarta resgate de brasileiros da Faixa de Gaza por via aérea

Defesa e Itamaraty avaliam que operação de resgate aéreo na Faixa de Gaza seria muito arriscada. “Tem que ser negociado”, diz José Múcio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
Palestinos fogem para áreas mais seguras na Cidade de Gaza após ataques aéreos israelenses
1 de 1 Palestinos fogem para áreas mais seguras na Cidade de Gaza após ataques aéreos israelenses - Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

O governo federal descarta, ao menos por ora, qualquer chance de resgatar por via aérea os brasileiros que querem deixar a Faixa de Gaza. A avaliação é de que uma operação desse tipo seria muito arriscada.

“Tem que sair negociado”, disse à coluna nesta segunda-feira (16/10) o ministro da Defesa, José Múcio, que coordena, junto ao Itamaraty, a operação de resgate de brasileiros que estão em Israel e Gaza.

O Brasil mantém o plano de retirar os brasileiros de Gaza por meio da fronteira terrestre com o Egito. O grupo aguarda, desde o final da semana passada, a autorização tripla de Israel, do Egito e do Hamas para deixar o território.

A previsão do Itamaraty é de que, após cruzar a fronteira para o Egito, os brasileiros sejam levados até a capital daquele país, Cairo. De lá, o grupo deve embarcar em aviões da FAB para o Brasil.

Brasileiros na Faixa Gaza

Ao todo, 32 brasileiros estão na Faixa de Gaza aguardando as tratativas diplomáticas entre Egito, Israel e Brasil para a repatriação. Eles estão divididos em alguns grupos nas cidades de Rafah e Khan Yunis.

Do grupo, a maioria são mulheres e crianças e seis são homens. O governo já deslocou até Roma, na Itália, a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência, que transportará os brasileiros do Egito ao Brasil.

A repatriação do governo federal é chamada de Operação Voltando Em Paz. Só nesta semana, 916 pessoas já foram trazidas ao Brasil, todas provenientes de Israel.

O quinto voo chegou ao Brasil na madrugada desta segunda. A aeronave pousou no Rio de Janeiro trazendo 215 pessoas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?