metropoles.com

Boulos tem segunda vitória seguida contra Ricardo Nunes na Justiça

Justiça negou pedido de Ricardo Nunes para que Boulos fosse obrigado a apagar vídeos sobre denúncias de superfaturamento na prefeitura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Montagem mostra os rostos de Guilherme Boulos e Ricardo Nunes lado a lado - Metrópoles
1 de 1 Montagem mostra os rostos de Guilherme Boulos e Ricardo Nunes lado a lado - Metrópoles - Foto: Reprodução

Pré-candidato do PSol à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (SP) teve, nesta quinta-feira (14/3), sua segunda vitória consecutiva na Justiça contra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

A vitória se deu após a Justiça de São Paulo negar pedido de Nunes para que Boulos fosse obrigado a retirar uma série de vídeos postados nas redes sociais falando sobre denúncias de superfaturamento na prefeitura.

Nunes tinha entrado com uma ação contra Boulos por danos morais. No processo, o prefeito pedia também que o deputado fosse obrigado a remover as postagens, sob alegação de que “distorceu” notícias jornalísticas.

Em sua decisão, entretanto, a juíza Inah de Lemos e Silva Machado, da 19ª Vara Cível do TJSP, indeferiu o pedido de Nunes. Ela alegou que, a priori, não “vislumbra perigo de dano” na manutenção das postagens.

Na decisão, a magistrada argumenta é que Ricardo Nunes, por ocupar o cargo de prefeito, está “suscetível à publicação de conteúdos de caráter jornalístico ou crítico a seu respeito”.

“A tutela de urgência para a remoção de publicações, como pretendida pelo autor, deve ser concedida apenas em caráter excepcional, sob pena de se configurar censura”, escreveu a juíza.

Segunda derrota

A decisão do TJSP foi a segunda derrota de Nunes contra Boulos na semana. Também na quinta, a Justiça Eleitoral negou pedido do atual prefeito para que o deputado do PSol retirasse outra postagem.

Publicada pelo psolista nas redes sociais, a postagem dizia que Boulos era o 1º colocado nas pesquisas de intenção de voto, de acordo com o instituto Datafolha.

O levantamento mostrou Boulos com 30% das intenções de voto, contra 29% de Nunes, o que configura empate técnico na margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar disso, a Justiça Eleitoral entendeu que o deputado do PSol poderia falar que lidera o levantamento, uma vez que apontou uma vantagem numérica de Boulos.

Derrota de Boulos

O pré-candidato do PSol, entretanto, também teve sua derrota na Justiça. No início de março, o deputado teve de apagar uma postagem com uma montagem com dados de uma pesquisa eleitoral.

No caso, a publicação foi alvo de duas reclamações na Justiça, uma do atual prefeito da capital paulista e outro da deputada Tabata Amaral, pré-candidata do PSB na disputa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?