metropoles.com

Boulos recorre a Lira contra “enxurrada” de convocações de ministros

Guilherme Boulos quer evitar que a Comissão de Fiscalização e Controle, presidida por Bia Kicis, convoque ministros sem relação com a área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Guilherme Boulos, candidato a prefeito de São Paulo, gesticulando -- Metrópoles
1 de 1 Guilherme Boulos, candidato a prefeito de São Paulo, gesticulando -- Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) quer evitar que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, presidida pela bolsonarista Bia Kicis (PL-DF), possa convocar qualquer um dos ministros de Lula.

Na quarta-feira (10/5), Boulos apresentou uma questão de ordem no colegiado, reclamando dos mais de 55 requerimentos de convocação formulados por parlamentares bolsonaristas na comissão.

Nas palavras de Boulos, a comissão está virando uma “festa do caqui”. “Essa comissão está virando uma festa do caqui. É impressionante. A cada semana é uma enxurrada de convocação de ministros”, disse.

O pedido acabou indeferido por Bia Kicis, com apoio da bancada bolsonarista presente. Boulos, então, decidiu recorrer na quinta-feira (11/5) à Mesa Diretora da Câmara, pedindo a revisão da decisão.

Em sua justificativa, Boulos cita uma questão de ordem acatada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em abril deste ano, feita pelo líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA).

Na ocasião, Elmar argumentou que a Comissão de Segurança Pública da Casa não poderia convocar a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para explicar sua suposta relação com milícias fluminenses.

Lira decidiu que “somente os ministros de Estado cujas áreas de atuação tenham pertinência com o campo temático da comissão” podem ser convocados pelos colegiados da Câmara.

“Tais requerimentos de convocação, ainda que posteriormente  transformados em convites, são, portanto, inconstitucionais desde a sua gênese, não podendo sequer ter sido recebidos pela presidente daquela Comissão, que deveria ter devolvido todas as proposições aos seus respectivos autores ou autoras, dada a flagrante inconstitucionalidade e antirregimentalidade dos requerimentos”, argumenta Boulos em seu requerimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?