metropoles.com

Boulos e “príncipe” unidos contra a venda de fabricante de armas

Guilherme Boulos e deputado “príncipe” defendem que fabricante de mísseis e blindados não seja vendida para um grupo estrangeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nina Quintana/Especial Metrópoles @ninaquintana
Guilherme Boulos, deputado federal (Psol) e candidato à Prefeitura de São Paulo, cede entrevista ao Boletim Metrópoles 8
1 de 1 Guilherme Boulos, deputado federal (Psol) e candidato à Prefeitura de São Paulo, cede entrevista ao Boletim Metrópoles 8 - Foto: Nina Quintana/Especial Metrópoles @ninaquintana

A oposição a venda da Avibras,  fabricante de mísseis e veículos blindados com diversos contratos com as Forças Armadas brasileiras, fez deputados bolsonaristas ficarem ao lado de Guilherme Boulos (PSol-SP) na Câmara.

Como mostrou a coluna, Boulos foi autor de um projeto de lei autorizando o governo a comprar a fabricante de armamentos, com objetivo de impedir que ela seja vendida para um grupo estrangeiro.

Apesar de não ter apoiado publicamente a iniciativa de Boulos, o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), conhecido como “príncipe” se manifestou em suas redes contra a venda da empresa brasileira.

“Sou contra a venda da Avibras no sentido de ela sair da mão de brasileiros. É importante que tenhamos tecnologia nacional bélica. O nosso poder dissuasório é justamente ter tecnologia e poder fabricá-la”, afirmou.

A Avibras está em um processo de recuperação judicial desde 2022. A empresa possuiu cerca de R$ 600 milhões em dívida, sendo a maior parte com o próprio governo.

Dentre os projetos tocados pela Avibras atualmente está o desenvolvimento de um míssil ar-ar que vai equipar os caças suecos Gripen, comprados pelas Forças Armadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?