metropoles.com

Boulos apaga vídeo com hino nacional em linguagem neutra após polêmica

Após críticas nas redes sociais, campanha de Guilherme Boulos apagou vídeo de comício em que hino nacional foi executado em linguagem neutra

atualizado

Compartilhar notícia

Juliana Arreguy/Metrópoles
Foto colorida de Lula, Boulos e Marta em comício no Campo Limpo, zona sul de São Paulo
1 de 1 Foto colorida de Lula, Boulos e Marta em comício no Campo Limpo, zona sul de São Paulo - Foto: Juliana Arreguy/Metrópoles

Após gerar polêmica nas redes sociais, a campanha do candidato do PSol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, apagou o vídeo de um comício do psolista em que o hino nacional foi cantado em linguagem neutra.

O comício foi realizado no sábado (24/8), na capital paulista, e havia sido transmitido ao vivo na página de Boulos no Youtube. Na manhã desta terça-feira (27/8), o vídeo ainda estava disponível, mas foi retirado do ar no inicio da tarde.

Vídeo de comício de Boulos retirado do ar
Vídeo de comício de Boulos retirado do ar

Pelas imagens, era possível ouvir a cantora Yurungai, responsável por cantar o hino no ato, trocar o gênero da última estrofe para o gênero neutro. Em invés de “dos filhos deste solo és mãe gentil”, ela cantou “des files deste solo…”.

Yurungai é cantora, compositora e tocadora de Mbira, um instrumento musical de origem africana. Em sua página no Instagram, a artista diz que sua obra “reinterpreta a música música popular brasileira com influência africana”.

A performance da cantora com o gênero da estrofe trocado foi executada ao lado de Lula, de Boulos e de Marta Suplicy, candidata a vice do psolista, em comício no bairro do Campo Limpo, zona sul da capital paulista, na manhã do sábado.

 

A Lei nº 5.700/1971 determina que “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. Proíbe ainda que “a execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional” sob pena de multa.

Questionada sobre a alteração no hino, a campanha de Boulos disse que “em momento algum solicitou ou autorizou a alteração na letra do Hino Nacional”.

“A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade. A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?