metropoles.com

Bolsonaro veta remanejar orçamento secreto e irrita aliados de Lira

Deputados aliados de Lira defendem que Congresso faça sessão durante recesso para derrubar veto de Bolsonaro ao orçamento secreto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados visto da galeria. Na imagem, o presidente da casa, Arthur Lira fala na mesa da presidência - Metrópoles
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados visto da galeria. Na imagem, o presidente da casa, Arthur Lira fala na mesa da presidência - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Prestes a deixar o cargo, Jair Bolsonaro vetou, nesta quarta-feira (28/12), o trecho do Orçamento da União de 2023 aprovado pelo Congresso Nacional que remanejava as chamadas emendas de relator.

O trecho vetado pelo atual presidente da República autorizava que metade dos recursos dessas emendas de relator fossem usadas pelo Poder Executivo em 2023.

O artigo havia sido acordado entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o PT de Lula como uma alternativa para manter parte do chamado “orçamento secreto”.

A decisão de Bolsonaro irritou parlamentares próximos a Lira, que já ensaiam uma reação. Nos bastidores, eles defendem que o Congresso faça uma sessão durante o recesso para derrubar o veto.

Entenda o veto

O dispositivo vetado por Bolsonaro permitia que metade dos quase R$ 20 bilhões destinados às emendas de relator (identificadas pela sigla RP-9 no orçamento) fossem transferidos para os ministérios (RP-2).

Pelo acordo, o relator do orçamento destinaria ao Executivo o valor das emendas. E o futuro governo alocaria os valores em programas antes beneficiados pelo chamado “orçamento secreto”.

O trecho foi acordado por Lira com o futuro governo junto às negociações da PEC da Transição. A outra metade dos R$ 20 bilhões destinados às emendas de relator seriam destinadas para as emendas individuais dos congressistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?