metropoles.com

Bolsonaro terá de fazer teste que Macron recusou para encontrar Putin

A pedido do governo russo, Jair Bolsonaro terá de fazer testes PCR para encontrar Vladimir Putin e de reduzir comitiva brasileira em Moscou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro e Vladimir Putin
1 de 1 Jair Bolsonaro e Vladimir Putin - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro precisará fazer uma série de testes RT-PCR de detecção da Covid-19 para poder encontrar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante viagem a Moscou, na próxima semana.

Por exigência do governo russo, Bolsonaro e toda sua comitiva terão de fazer os exames não só para poder entrar na Rússia, como já em território estrangeiro nos dias que antecedem e na data da reunião com Putin.

A agenda de Bolsonaro em Moscou prevê encontros com Putin na quarta-feira (16/2), sendo uma reunião bilateral e um almoço. Além disso, ele se reunirá com empresários e o presidente da Duma, a Câmara dos Deputados russa.

No início da semana, o presidente da França, Emmanuel Macron, se recursou a fazer o teste de Covid-19 para encontrar a Putin em Moscou, segundo informações da agência de notícias Reuters.

A exigência dos testes faz parte do cinturão de proteção a Putin montado pelo Kremlin. Como a coluna noticiou na terça-feira (8/2), essas medidas levaram o Itamaraty a tomar precauções ao montar a agenda de Bolsonaro.

Comitiva reduzida

Também a pedido do governo russo, Bolsonaro precisou reduzir a comitiva presidencial que o acompanhará na viagem. Um dos ministros que devem ser excluídos é o titular da Justiça, Anderson Torres.

Até agora, Bolsonaro mantém na comitiva basicamente seus ministros-generais. Entre eles, Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Defesa) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência).

Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica também acompanharão o presidente na viagem. Com Covid-19, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também viajará, caso teste negativo até a data do embarque.

A prioridade para militares na comitiva se deve ao foco principal da viagem de Bolsonaro à Rússia: discutir cooperação de tecnologia militar entre os governos brasileiro e russo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?