metropoles.com

Bolsonaro repete frase de vídeo fake atribuído a Putin em fala oficial

Em declaração oficial após reunião com Vladimir Putin, Jair Bolsonaro repetiu frase pronunciada em vídeo falso atribuído ao presidente russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/Presidência da República
51884439422_e2e9027724_w (1)
1 de 1 51884439422_e2e9027724_w (1) - Foto: Alan Santos/Presidência da República

Enviado especial a Moscou — O presidente Jair Bolsonaro repetiu, nesta quarta-feira (16/2), durante declaração oficial em Moscou, uma frase pronunciada em vídeo criado por bolsonaristas, com falso discurso atribuído ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Repito: o mundo é a nossa casa, e Deus está acima de todos nós”, afirmou o atual chefe do Palácio do Planalto na declaração oficial feita ao lado de Putin após o encontro entre os dois no Kremlin, sede do governo russo. Esse trecho do discurso do presidente brasileiro foi improvisado.

A frase citada por Bolsonaro é exatamente a mesma usada por apoiadores do presidente em um vídeo que mostra uma tradução falsa de um discurso de Putin. Na peça, supostamente humorística, o presidente russo aparece agradecendo a Bolsonaro por ter impedido um conflito entre Rússia e Ucrânia.

 

“Hoje estava prestes a atacar a Ucrânia, quando conversei com o presidente Jair ainda em voo. Ele, que veio de um lugar tão longe, disse: ‘Ô Vladi, o mundo é nossa casa. Deus está acima de todos’. Isso tocou na minha alma. Portanto, agora decidi retirar minhas tropas da fronteira. E parar essa guerra. Agradeço de coração, presidente brasileiro”, diz a tradução falsa atribuída a Putin no vídeo.

Segundo auxiliares presidenciais, a ideia de repetir a frase foi do próprio chefe do Planalto. O pronunciamento ocorreu um dia após bolsonaristas começarem a espalhar memes em que dizem ter sido Bolsonaro o responsável por convencer Putin a retirar parte das tropas russas da região da fronteira com a Ucrânia.

Após o discurso no Kremlin, o presidente voltou a usar a mesma frase em entrevista à imprensa, após encontro com empresários à noite, no horário russo. “A posição do Brasil é exatamente essa: o mundo é nossa casa, e Deus está acima de tudo”, repetiu novamente o chefe do Planalto.

A declaração oficial de Bolsonaro no Kremlin durou exatos cinco minutos. Além de defender a “paz para o mundo”, o presidente brasileiro agradeceu a Putin por ter apoiado a soberania brasileira sobre a Amazônia, mesmo quando outros países pregaram que a floresta era patrimônio da humanidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?