metropoles.com

Bolsonaro teve 2 conversas com Mangabeira Unger, guru de Ciro Gomes

Jair Bolsonaro e Mangabeira Unger, guru de Ciro Gomes, tiveram ao menos duas conversas recentes sobre situação jurídica do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de Roberto Mangabeira Unger durante sessão no Congresso Nacional. Ele usa óculos e veste um terno escuro com camisa e gravata claras - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Roberto Mangabeira Unger durante sessão no Congresso Nacional. Ele usa óculos e veste um terno escuro com camisa e gravata claras - Metrópoles - Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve ao menos duas conversas recentes com o filósofo Mangabeira Unger, guru do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), sobre a situação jurídica do ex-mandatário.

Uma delas ocorreu durante um almoço entre os dois em novembro de 2023, na capital paulista. O encontro foi mediado por Fabio Wajngarten, advogado e assessor de comunicação do ex-presidente.

Na conversa, segundo apurou a coluna, o guro de Ciro Gomes demonstrou contrariedade com a inelegibilidade do ex-presidente aprovada pelo TSE em outubro do ano passado.

Mangabeira também sinalizou a Bolsonaro disposição em ingressar com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que o ex-presidente não seja preso.

A intenção do filósofo foi noticiada mais cedo pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e confirmada pela coluna com aliados de Bolsonaro e de Mangabeira.

Na conversa, o filósofo disse ao ex-presidente que faria consultas a aliados políticos e integrantes do Supremo sobre a ideia antes de protocolar o habeas corpus preventivo na Corte.

Conversa por vídeo

Bolsonaro e Mangabeira voltaram a conversar sobre o tema por ligação de vídeo nessa quarta-feira (14/2). Na chamada, porém, o filósofo informou ter desistido de ingressar com o instrumento no STF.

O guru de Ciro Gomes, entretanto, prometeu dar entrevistas se posicionando contra a inelegibilidade de Bolsonaro, o que ele ainda não havia feito até o final da tarde da quinta-feira (15/2).

Em nota à imprensa, Mangabeira negou que vá protocolar um pedido de habeas corpus em favor de Bolsonaro, mas prometeu falar sobre a “perigosa situação que se estabeleceu no país”.

“Informo ser falsa a notícia de que pretendo fazer, a favor do ex-presidente Bolsonaro, um pedido de habeas corpus preventivo. Na primeira oportunidade que tiver, tratarei de expor a meus concidadãos como vejo a perigosa situação que se estabeleceu no país”, disse o filósofo em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?