Bolsonaro liga para Antonio Anastasia, novo ministro do TCU
Gesto ocorreu ainda na terça-feira (14/12), pouco depois de o nome do senador ser confirmado para vaga no Tribunal de Contas da União
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ligou para o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para parabenizá-lo pela vitória na disputa para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Bolsonaro fez o gesto ainda na terça-feira (14/12), quando o Senado aprovou a indicação de Anastasia por 52 votos. A Câmara também chancelou o nome em votação nessa quarta-feira (15/12).
No TCU, Anastasia relatará investigações que atingem Bolsonaro. Entre elas, os gastos com cartões corporativos da Presidência da República e com as “motociatas” realizadas pelo presidente.
Conforme noticiado pela coluna, ministros do Palácio do Planalto, como Ciro Nogueira (Casa Civil), trabalharam a favor da indicação da senadora Kátia Abreu (TO) para o TCU. Ciro comanda o PP, partido da parlamentar.
A estratégia, porém, mudou na véspera da votação no Senado, na quarta, quando integrantes do Planalto passaram a trabalhar pelo nome de Anastasia, para evitar a vitória de Kátia.
A avaliação foi de que a vitória da senadora fortaleceria politicamente dois adversários de Bolsonaro: o PT, sigla à qual o suplente de Kátia é filiado, e Renan Calheiros (MDB-AL), cabo eleitoral da parlamentar.
A mudança de rota irritou o então líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), que também era candidato na disputa. O emedebista entregou a liderança, após ter apenas sete votos.