metropoles.com

Bolsonaro liga para Antonio Anastasia, novo ministro do TCU

Gesto ocorreu ainda na terça-feira (14/12), pouco depois de o nome do senador ser confirmado para vaga no Tribunal de Contas da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
antonio anastásia
1 de 1 antonio anastásia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ligou para o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para parabenizá-lo pela vitória na disputa para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Bolsonaro fez o gesto ainda na terça-feira (14/12), quando o Senado aprovou a indicação de Anastasia por 52 votos. A Câmara também chancelou o nome em votação nessa quarta-feira (15/12).

No TCU, Anastasia relatará investigações que atingem Bolsonaro. Entre elas, os gastos com cartões corporativos da Presidência da República e com as “motociatas” realizadas pelo presidente.

Conforme noticiado pela coluna, ministros do Palácio do Planalto, como Ciro Nogueira (Casa Civil), trabalharam a favor da indicação da senadora Kátia Abreu (TO) para o TCU. Ciro comanda o PP, partido da parlamentar.

A estratégia, porém, mudou na véspera da votação no Senado, na quarta, quando integrantes do Planalto passaram a trabalhar pelo nome de Anastasia, para evitar a vitória de Kátia.

A avaliação foi de que a vitória da senadora fortaleceria politicamente dois adversários de Bolsonaro: o PT, sigla à qual o suplente de Kátia é filiado, e Renan Calheiros (MDB-AL), cabo eleitoral da parlamentar.

A mudança de rota irritou o então líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), que também era candidato na disputa. O emedebista entregou a liderança, após ter apenas sete votos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?