metropoles.com

Bolsonaro indica ministro a embaixada e abre disputa para TCU

Sabatina de Raimundo Carreiro para embaixada brasileira em Portugal deve ocorrer já nesta quinta-feira (25/11) no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Raimundo Carreiro
1 de 1 Raimundo Carreiro - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado, na última sexta-feira (19/11), a indicação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro (foto em destaque) para ser embaixador do Brasil em Portugal. O despacho foi publicado na edição desta segunda-feira (22/11) do Diário Oficial da União.

Como a coluna noticiou ainda na semana passada, a expectativa é que a sabatina de Carreiro seja realizada nesta quinta-feira (25/11), na Comissão de Relações Exteriores do Senado, junto a designados por Bolsonaro para outras embaixadas. Após apreciação no colegiado, a indicação será analisada pelo plenário da Casa.

A designação do magistrado para a embaixada faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para tentar ampliar sua influência no TCU. Isso porque, com a saída do ministro, o governo poderá interferir na escolha do substituto dele no tribunal. A vaga de Carreiro será de indicação do Senado.

Após CPI, Planalto, Renan e oposição se unem em disputa no Senado

Caso os senadores aprovem o nome de Carreiro, Bolsonaro publicará a nomeação e a consequente aposentadoria antecipada do ministro do TCU. Carreiro poderia ficar no tribunal até 6 de setembro de 2023, quando completará 75 anos, o que o obrigaria a se aposentar compulsoriamente.

A partir da nomeação, lideranças do Senado terão até cinco dias para indicar os nomes que disputarão a vaga do ministro no TCU. No páreo, estão os senadores Antonio Anastasia (PSD-MG); Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo na Casa; e Kátia Abreu (PP-TO), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?