Bolsonaro se reunirá com 1º ministro da Hungria em Buenos Aires
Ex-presidente Jair Bolsonaro terá encontro com conservador Viktor Orbán em Buenos Aires nesta semana, na véspera da posse de Javier Milei
atualizado
Compartilhar notícia
Além do argentino Javier Milei, o ex-presidente Jair Bolsonaro terá reunião com um chefe de governo de outro país durante a viagem a Buenos Aires, onde acompanhará a posse do presidente eleito da Argentina.
Segundo apurou a coluna, o ex-presidente brasileiro terá uma reunião com o primeiro-ministro da Hungria, o conservador Viktor Orbán, no sábado (9/12), na capital argentina.
Bolsonaro chegará a Buenos Aires na noite de quinta-feira (7/12). No dia seguinte, está previsto um encontro do ex-presidente brasileiro e de parte de sua comitiva com Milei.
A posse do ultraconservador como presidente da Argentina acontecerá somente no domingo (10/12). Bolsonaro deve retornar ao Brasil já na segunda-feira (11/12).
A comitiva de Bolsonaro
O ex-presidente brasileiro viajará a Buenos Aires acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de parlamentares e de governadores de direita.
Entre os governadores, estão previstas as presenças de Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Jorginho Mello (Santa Catarina).
A comitiva terá ainda cerca de 30 senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e ex-ministros de Bolsonaro. O número era maior, mas ao menos 14 bolsonaristas desistiram da viagem nos últimos dias.
Lula enviará chanceler
Já o presidente Lula, conforme a coluna noticiou em primeira mão na segunda-feira (4/12), decidiu não ir à posse de Milei, mas enviará o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como seu representante.
Segundo auxiliares, apesar dos gestos de Milei após a eleição, Lula avaliou que não haveria clima para ele próprio comparecer à posse, após ser xingado por Milei durante a campanha.