Bolsonaro gasta R$ 1,7 milhão em pesquisas de opinião para campanha
Empresa contratada pela campanha de Jair Bolsonaro faz levantamentos qualitativos sobre a propaganda e discursos do presidente
atualizado
Compartilhar notícia
Crítico de pesquisas de intenção de voto, o presidente Jair Bolsonaro desembolsou R$ 1,7 milhão contratando uma empresa para fazer levantamentos de opinião pública para sua campanha à reeleição.
Segundo dados do TSE, a empresa contratada foi a “Cota Pesquisas”, sediada em Curitiba. O valor foi pago com recursos da campanha, bancada com dinheiro do fundo eleitoral e de doações de pessoas físicas.
A coluna apurou que a empresa faz pesquisas de opinião qualitativas com grupos específicos sobre os materiais de propaganda e os discursos eleitorais do atual chefe do Palácio do Planalto.
Uma desses levantamentos, por exemplo, apontou que os primeiros programas de Lula na TV estariam mais “bem produzidos”, enquanto o de Bolsonaro teria sido “mais verdadeiro”.
Esses tipos de pesquisa, vale ressaltar, são diferentes dos levantamentos quantitativos de intenção de voto, que buscam saber objetivamente em quem o entrevistado vai votar.