Bolsonaro entra na negociação sobre a reforma administrativa
Presidente discutiu tema com o relator da proposta na Câmara, Arthur Maia (DEM-BA), em reunião no Planalto na terça-feira (27/7)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro entrou pessoalmente na negociação sobre o texto da reforma administrativa que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Bolsonaro discutiu o tema com o relator da proposta na Casa, deputado federal Arthur Maia (DEM-BA), em reunião no Palácio do Planalto na tarde de terça-feira (27/7).
Segundo apurou a coluna, Maia fez uma explicação a Bolsonaro sobre como deve ser seu parecer e esclareceu pontos que acredita já estarem “superados” na discussão.
Um desses pontos seria excluir do texto original enviado pelo governo o artigo que prevê a extinção de cargos comissionados e transformação deles em cargos de liderança e assessoramento.
Pelo texto original, parte desses cargos de liderança seria ocupado mediante processo de seleção simplificada, sem reserva mínima para quadros de carreira. Os demais teriam livre nomeação e exoneração, o que provocou críticas.
Na avaliação do relator da reforma administrativa, essa livre escolha de postos de chefia poderia favorecer uma intromissão indevida da política no serviço público.
Arthur Maia pretende apresentar seu parecer sobre a PEC em agosto na comissão especial que analisa o mérito da proposta na Câmara. Após aprovada no colegiado, a matéria seguirá para o plenário da Câmara.