metropoles.com

Bolsonaro dá poder a Braga Netto para definir posições sobre Ucrânia

Presidente ordenou que ministro da Defesa seja ouvido pelo Itamaraty antes de qualquer manifestação sobre invasão à Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Braga Netto e Jair Bolsonaro
1 de 1 Braga Netto e Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro ordenou ao chanceler Carlos França que o ministro da Defesa, general Braga Netto, seja ouvido previamente antes de qualquer manifestação oficial do Itamaraty sobre a invasão russa na Ucrânia.

O ordem foi passada por Bolsonaro ao ministro das Relações Exteriores durante reunião fora da agenda na noite dessa quinta-feira (24/2), no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília.

A ideia é que Braga Netto traga ao Itamaraty avaliações e ponderações de riscos, da situação militar no leste europeu, além de compartilhar informação de adidos nas embaixadas.

Na manhã desta sexta-feira (25/2), Bolsonaro se reuniu com Braga Netto e outros ministros-generais no Palácio da Alvorada, fora da agenda, para discutir o plano de evacuação dos brasileiros que estão na Ucrânia.

Além do titular da Defesa, participaram da conversa os ministros-generais Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Posição brasileira

Até o início da tarde desta sexta, o Itamaraty soltou apenas uma nota oficial após a invasão da Rússia na Ucrânia. No documento, o Brasil pede a “suspensão imediata das hostilidades”, mas não condena a ação russa.

No entanto, há uma cobrança dos Estados Unidos, de países europeus e da própria Ucrânia para que o governo brasileiro adote uma nova postura mais dura em relação à Rússia.

O Itamaraty também avalia apoiar o projeto de resolução que os americanos apresentaram no Conselho de Segurança da ONU condenando a invasão russa na Ucrânia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?