metropoles.com

Entorno de Bolsonaro comemora pesquisa, mesmo com Lula na frente

Aliados de Jair Bolsonaro comemoraram resultado de pesquisa do PL sobre 2026, mesmo com Lula tendo superado o ex-presidente numericamente

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Climão Jair Bolsonaro no lançamento da Frente Parlamentar das Escolas
1 de 1 Climão Jair Bolsonaro no lançamento da Frente Parlamentar das Escolas - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Aliados de Jair Bolsonaro comemoraram, nos bastidores, o resultado de uma pesquisa encomendada pelo PL na qual Lula supera numericamente o ex-mandatário nas intenções de voto para a disputa presidencial de 2026.

Realizado pelo “Paraná Pesquisas” entre os dias 18 a 22 de julho, o levantamento foi o primeiro feito pelo instituto após o indiciamento de Bolsonaro pela Polícia Federal no caso das joias sauditas, em 4 de julho.

A pesquisa mostra Lula (38,3%) numericamente à frente de Bolsonaro (36,9%), embora ambos sigam tecnicamente empatados na margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa do PL sobre as eleições de 2026
Pesquisa do PL sobre as eleições de 2026

Em maio, levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas também mostrava o ex-mandatário e o petista tecnicamente empatados, mas Bolsonaro (38,8%) estava numericamente à frente de Lula (36%).

Por que o entorno de Bolsonaro comemora a pesquisa

Embora Bolsonaro tenha oscilado para baixo, sendo superado numericamente por Lula, aliados do ex-presidente da República comemoraram os resultados da pesquisa de julho.

O argumento é de que, apesar do indiciamento pela PF, Bolsonaro oscilou apenas dentro da margem de erro e segue sendo a figura da direita com maior capacidade de enfrentar Lula, embora hoje esteja inelegível até 2030.

“No maior momento da perseguição, com os indiciamentos e horas e horas exibindo investigação sobre vacinas e joias, o presidente (Bolsonaro) segue enorme, empatado com Lula”, avaliou à coluna um auxiliar do ex-presidente.

Michelle Bolsonaro e Tarcísio

Como Bolsonaro está inelegível, a pesquisa testa outros cenários, nos quais a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disputariam o Palácio do Planalto contra Lula.

Entre Michelle e Tarcísio, a ex-primeira-dama é quem apresenta melhor desempenho contra o atual presidente da República, de acordo com os números do Paraná Pesquisas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?