Bolsonaro anuncia crédito extraordinário para região de Petrópolis
Cidade do Rio de Janeiro foi atingida por tempestade que deixou dezenas de mortos. Presidente, no entanto, não divulgou valores
atualizado
Compartilhar notícia
Moscou e Brasília — O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quarta-feira (16/2), em Moscou, na Rússia, que autorizou a abertura de um crédito extraordinário no Orçamento da União para financiar as ações de defesa civil e obras de reconstrução em Petrópolis.
A cidade, localizada na região serrana do estado, foi atingida por uma tempestade que deixou dezenas de mortos. O presidente não informou, porém, o valor do crédito que será aberto para as áreas afetadas.
Bolsonaro também confirmou que sobrevoará as áreas atingidas pelas chuvas na sexta-feira (18/2), conforme antecipou a coluna. Ele explicou ter adiado a tradicional live de quinta-feira para retornar mais cedo da Hungria ao Brasil e chegar a tempo para sobrevoar a cidade.
O presidente ainda disse que o governo brasileiro deve liberar saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Petrópolis. “Como é praxe nessas questões, lamentamos as mortes, mas por exemplo a liberação do fundo de garantia e a construção de obras emergenciais para restabelecer a transitabilidade na região”, disse.
O chefe do Executivo brasileiro informou que decidiu, inclusive, mudar a rota da volta ao Brasil da Europa para ir direto para o Rio. De Budapeste, onde se encontrará com o primeiro ministro húngaro, Victor Orban, nesta quinta-feira (17/2), o presidente pousará direto no Aeroporto do Galeão, na capital fluminense, e não em Brasília.
O chefe do Palácio do Planalto contou ter conversado com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) sobre as medidas que o governo federal tomará em relação a Petrópolis. Bolsonaro disse que apresentará os detalhes ao prefeito do município na sexta. “O Marinho deixou para viajar comigo [para a cidade]”, comentou.
As declarações do presidente foram dadas em rápida entrevista à imprensa após encontro dele com empresários em um hotel de Moscou. O evento foi o último compromisso oficial de Bolsonaro na Rússia. Ele partirá para a Hungria no início da manhã desta quinta-feira, começo da madrugada no Brasil.
Antes da reunião com empresários, Bolsonaro teve encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin. Também se reuniu com o presidente da Duma de Estado, equivalente à Câmara dos Deputados brasileira.
Bolsonaro comentou tragédia
Mais cedo, durante agenda em Moscou, na Rússia, o presidente Jair Bolsonaro mencionou a tragédia em declaração conjunta ao lado do presidente russo Vladimir Putin, este prestando solidariedade às vítimas.
“Agradeço os teus votos de solidariedade para com a população de Petrópolis e Rio de Janeiro, que foi acometida no dia de ontem por uma catástrofe. Que Deus conforto os seus familiares”, afirmou Bolsonaro.